código QR

Terceira idade volta à sala de aula na região


Publicado em terça-feira, 16 de julho de 2013 às 07:00

Por: Andrea Ciaffone
Divulgação
Foto divulgação
   Quando se está chegando aos 20 anos, tudo o que se quer é terminar logo a faculdade. Depois de algumas décadas, a pessoa muda e a pressa típica da juventude acaba se convertendo num desejo de continuar indefinidamente frequentando a universidade. É isso que vem acontecendo com os alunos dos diversos cursos voltados para a terceira idade oferecidos por escolas da região.
  
   “Percebemos que, conforme o período do curso ia chegando ao fim, os alunos ficavam ansiosos com a perspectiva de perder o estímulo que as aulas e o convívio proporcionam”, diz a professora Marilene Bombana, coordenadora da Fati (Faculdade da Terceira Idade), iniciativa ligada à Fefisa (Faculdades Integradas de Santo André), desde 2002. 

   “Diante desta realidade, mudamos o esquema do curso e, a partir deste ano, os alunos escolhem os módulos de aulas de acordo com seu interesse pelo assunto sem ter de jamais deixar a faculdade”, conta Marilene, que vem registrando crescimento de 20%, em média, na procura por inscrições nos últimos anos. Cerca de 90% dos matriculados são mulheres.

   “Os homens de gerações mais antigas carregam um conceito de masculinidade que rechaça tudo o que possa parecer fragilidade. Portanto, para eles, a posição de aluno é desconfortável”, diagnostica a coordenadora, que ressalta que isso está mudando e que um número cada vez maior de homens que estão desembarcando agora na terceira idade tem um posicionamento mais flexível e se interessa por voltar a frequentar as salas de aulas. Além disso, elas são a maioria no universo da terceira idade, o que contribui para o número elevado de alunas.

.



Em 13 de julho de 1985, Bob Geldof organizou o Live Aid, um show simultâneo em Londres, na Inglaterra e na Filadélfia, nos Estados Unidos. O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia e contou com a presença de artistas como The WhoStatus QuoLed ZeppelinDire StraitsMadonnaQueenJoan BaezDavid BowieBB KingMick JaggerStingScorpionsU2Paul McCartneyPhil Collins (que tocou nos dois lugares), Eric Clapton e Black Sabbath.
O evento foi transmitido ao vivo pela BBC para diversos países e abriu os olhos do mundo para a miséria no continente africano. 20 anos depois, em 2005, Bob Geldof organizou o Live 8 como uma nova edição, com estrutura maior e shows em mais países com o objetivo de pressionar os líderes do G8 para perdoar a dívida externa dos países mais pobres e erradicar a miséria do mundo.
No Live 8 o Grupo de Rock Britânico Pink Floyd tocou junto, depois de 20 anos de separação.

Desde então, o dia 13 de julho passou a ser conhecido como Dia Mundial do Rock.

66 anos do caso Roswell

   Em 08 de julho de 1947, teriam sido encontrados em Roswell, no Novo México (Estados Unidos), os destroços de uma nave espacial. A suposta aparição de um disco voador levou a teorias da conspiração, como a de que corpos de alienígenas tenham sido autopsiados, e que as tecnologias modernas tenham sido criadas a partir de descobertas feitas no interior da nave. Hoje, o óvni de Roswell talvez seja o mais famoso da história da ufologia.

   Em 2012, no aniversário de 65 anos do óvni, o caso do Novo México voltou aos jornais. Chase Brandon, que serviu à CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos) por mais de duas décadas, revelou a existência um arquivo oculto da CIA sobre o objeto voador não identificado (óvni) supostamente encontrado na cidade americana. "É, realmente aconteceu", afirma o funcionário. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.

  O agente disse que a informação está escondida em um cofre dentro do quartel-general da agência na cidade de Langley. "Foi em uma área restrita. Havia uma caixa que chamou minha atenção. Estava escrito sobre ela 'Roswell'. Eu remexi dentro dela, coloquei a caixa na prateleira e disse: 'meu Deus, realmente aconteceu'", conta o agente. "Não era um balão meteorológico - como foi afirmado na época - era uma nave de outro planeta", afirma.

  Quando o incidente em Roswell aconteceu, autoridades militares divulgaram um comunicado à imprensa, que começava assim: "Os muitos rumores sobre um disco voador se tornaram verdadeiros ontem, quando o oficial de inteligência do 509º Grupo de Bombardeios da Força Aérea americana, com base aérea em Roswell, se apoderou de um disco".

   Porém, apenas 24 horas depois, os militares mudaram sua história e declararam que o objeto que eles pensaram ser um disco voador era, na verdade, um balão meteorológico que havia caído em um rancho próximo do local. Surpreendentemente, a mídia e o público aceitaram a explicação sem questionar.
Relatos oficiais
 
   Documentos divulgados anteriormente parecem confirmar a história de Brandon - ou pelo menos a ideia de que autoridades americanas estariam encobrindo o envolvimento com alienígenas. Um memorando que parece provar isso foi publicado pelo FBI. O departamento tem disponibilizado milhares de arquivos em um site chamado The Vault (O Cofre, em tradução livre).

  Entre eles, está o memorando escrito por Guy Hottel, agente especial encarregado do escritório de Washington em 1950. No documento, cujo assunto é "Discos Voadores", Hottel revela que um investigador da Força Aérea declarou que "três chamados 'discos voadores' haviam sido recuperados no Novo México". 
 

Curso gratuito pela USP

   A USP lançou seus primeiros cursos abertos pela internet, na onda do que já vem sendo feito nos EUA nos chamados cursos Moocs (Cursos abertos on-line em massa), os cursos serão de: Física mecânica básica e de Probabilidade e estatística, ambas fazem parte do primeiro ano das engenharias. 

  Mas são montados tendo em mente um estudante de primeiro de um curso de engenharia. Esse método possui 45 vídeo aulas acompanhadas de exercícios,  a previsão para conclusão das atividades é de no mínimo três meses para serem concluídos.

  Além dos cursos oferecidos pela USP, você pode aproveitar e escolher entre mais de 20 cursos on-line em várias especialidades e diversas universidades do Brasil e dos EUA.

  Os interessados devem inscrever-se no site veduca.com.br ,  os cursos podem ser feitos por qualquer pessoa.

Seguidores